Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2011

Falta de interesse da Ciência

Devo já dizer que o título que escolhi para este post tomei "emprestado" de algumas pessoas que não compreendem porque não se fala mais sobre a paralisia do sono nos círculos académicos. A ciência interessa-se por tudo, mas têm de compreender que este distúrbio do sono é apenas algo... chato. Podemos dizer que é natural, mas como, devido à nossa cultura, tendemos a ficar fascinados por as alucinações que acompanham essa paralisia, exageramos muito. Para os especialistas do sono trata-se apenas de mais um distúrbio acompanhado por algumas alucinações; apesar das causas ainda não serem bem compreendidas, temos de entender que a ciência tem assuntos mais importantes para explorar. As pessoas exageram e dramatizam este distúrbio, mas, para ser justo, admito que para algumas delas que sofrem deste mal o assunto é urgente, pois vivem em sofrimento.

Paralisia do sono na Idade Média

A paralisia do sono afeta os seres humanos desde sempre. Cada civilização interpretou este distúrbio à sua maneira, de acordo com a sua cultura e crenças religiosas. Na Idade Média - e também em boa parte da Idade Moderna - acreditava-se que demónios, íncubos e súcubos, roubavam a energia das pessoas durante a noite: através do sexo, às vítimas era sugada a sua energia vital. Não admira que naquele tempo tenha ocorrido uma grande histeria, pois a paralisia do sono afeta cerca de 50% das pessoas de uma dada população, pelo menos uma vez durante a vida; era como uma confirmação para as crenças religiosas da altura. É importante lembrar, no entanto, que a Idade Média foi muito mais calma e tolerante quando comparada com a Idade Moderna. De 1550 a 1650, em plena Idade Moderna, a histeria atingiu o auge. Não é de admirar que atualmente existam relatos de experiências sexuais com extraterrestres: eles são os demónios do mundo moderno e, assim, podemos confirmar a subjetividade dos rela

Paralisia do Sono

Imagem
A paralisia do sono é uma condição médica que acontece com algumas pessoas, sendo classificada como um distúrbio do sono. Alguns dos leitores provavelmente já a experimentaram, enquanto que a outros pode ser comum. Mas não se preocupem, pois é natural. Ela costuma acontecer muito a pessoas com narcolepsia, por isso, se acontecer regularmente consigo, consulte um médico que existe medicação para acabar com este distúrbio. Ocorre no momento em que estamos prestes a adormecer ou a acordar, e pode durar alguns segundos ou vários minutos (que parecem uma eternidade de tormentos). Sempre que entramos no sono o cérebro paralisa os músculos - o cérebro faz isso para não nos mexermos durante os sonhos, e esse mecanismo natural foi extremamente importante no passado para os nossos antepassados distantes que dormiam nas árvores. O problema é que, algumas vezes, o cérebro paralisa os músculos antes de adormecermos por completo; no caso de acontecer ao acordar, a nossa mente acorda mas o cérebro

Vídeo sobre a paralisia do sono

Imagem
No vídeo abaixo são entrevistadas várias pessoas que relatam as experiências que tiveram ao passar por este distúrbio do sono. Alguns especialistas também tentam clarificar alguns pontos sobre a paralisia do sono.

Introdução ao Blog

Neste blog vou escrever sobre a paralisia do sono e tudo o que esteja, direta ou indiretamente, relacionado com o tema. Eu próprio sofro de paralisia do sono há vários anos. Por isso mesmo criei este blog, para partilhar tudo o que aprendi sobre esta condição ao longo dos últimos anos. Sigam o blog, porque estarei atento às últimas descobertas médico-científicas sobre esta condição. Também colocarei vídeos, relatos e links para comunidades sobre a paralisia do sono.