Paralisia do Sono


A paralisia do sono é uma condição médica que acontece com algumas pessoas, sendo classificada como um distúrbio do sono. Alguns dos leitores provavelmente já a experimentaram, enquanto que a outros pode ser comum. Mas não se preocupem, pois é natural. Ela costuma acontecer muito a pessoas com narcolepsia, por isso, se acontecer regularmente consigo, consulte um médico que existe medicação para acabar com este distúrbio. Ocorre no momento em que estamos prestes a adormecer ou a acordar, e pode durar alguns segundos ou vários minutos (que parecem uma eternidade de tormentos).

Sempre que entramos no sono o cérebro paralisa os músculos - o cérebro faz isso para não nos mexermos durante os sonhos, e esse mecanismo natural foi extremamente importante no passado para os nossos antepassados distantes que dormiam nas árvores. O problema é que, algumas vezes, o cérebro paralisa os músculos antes de adormecermos por completo; no caso de acontecer ao acordar, a nossa mente acorda mas o cérebro pensa que ainda estamos a dormir, e dessa forma ele esquece-se de desativar a paralisia.

Quando essa paralisia ocorre, você não consegue mexer nenhuma parte do seu corpo e ocorrem percepções estranhas: uma presença assustadora atrás ou em cima de si, ouve gritos de mulheres, objetos estranhos aparecem no quarto, sente um aperto enorme no peito, pode ouvir barulhos estridentes, bandas marciais a tocar, ouvir água a correr, ver figuras estranhas ao seu redor, etc. Quando a paralisia ocorre ao acordar, é normal trazermos os elementos do sonho para o quarto. Por exemplo, se antes da paralisia você estivesse a sonhar que estava a ser perseguido por um monstro, o monstro aparece no seu quarto.

Muitas vezes as pessoas ficam completamente aterrorizadas, mas é normal porque quando a paralisia do sono ocorre você tem a amígdala – a parte do cérebro responsável pela emoção primária do medo – com excesso de atividade. O mais aterrador é não se conseguir mexer, enquanto se encontra completamente consciente do que se passa à sua volta.

Bem, todas essas experiências são alucinações. Apesar de ser difícil, quando a paralisia ocorrer tente ficar calmo e tente mexer as partes do corpo mais fracas - dedos dos pés ou das mãos - que em segundos o cérebro deixa de paralisar os músculos e os elementos aterradores do sonho desaparecem. Mas, como disse no primeiro parágrafo, não se esqueça de consultar um médico.

Muitos cientistas acreditam que a paralisia do sono explica grande parte dos raptos por extraterrestres, visões de demónios e os súcubos e íncubos da Idade Média e Idade Moderna. Isto acontece, porque é comum as testemunhas destes fenómenos dizerem que estavam na cama e não se conseguiam mexer.

Comentários

  1. Já tive esta experiência duas vezes, na primeira vez acordei com uma pessoa sentada na cama ao lado da minha a olhar para baixo, foi assustador não me conseguir mexer e estar a ver alguém ali. Depois de informar passei a conseguir controlar de certa maneira.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana