Movimentos que são um sonho

Durante a paralisia do sono uma parte do nosso cérebro está a sonhar, e por isso muitas coisas estranhas podem ocorrer. Existem muitos relatos em que as vítimas acordaram com os sintomas habituais deste distúrbio, mas ao mesmo tempo mexeram um braço ou mudaram de posição na cama, embora tivessem ficado com a impressão que esses movimentos pareciam um sonho. E na realidade foram apenas um sonho.

Uma vez, durante um episódio, eu acordei com a habitual paralisia, mas levantei-me e fui lavar a cara à casa-de-banho. No momento em que estou a lavar a cara, acordei na cama. Resumindo, eu apenas sonhei que me tinha levantado para ir lavar a cara, pois na realidade estava durante todo esse tempo paralisado na cama. Apesar de já ter tido dezenas de episódios de paralisia do sono, acontece-me muito durante os mesmos não conseguir distinguir a realidade do sonho.

Quem tiver a paralisia do sono quase todos os dias, pode fazer a seguinte experiência: colocar uma câmara de filmar apontada diretamente para a cama, a gravar durante toda a noite. Depois de um episódio de paralisia do sono, em que parece que conseguiu mover o corpo, pode ir confirmar à gravação. O que vai ver é que na realidade nunca se mexeu, mas esteve todo o tempo na mesma posição até acordar.

Deixo aqui um relato típico dessa experiência. Um jovem, Sandro Costa, tem a impressão que se conseguiu mexer durante um episódio de paralisia do sono, mas na realidade esses movimentos são apenas um sonho:

"Sinto que estou a dormir e de repente dou por mim de olhos abertos a ver a parede do meu quarto e a roupa da cama. Mexo a cabeça para um dos lados durante um ou dois segundos e automaticamente volto à posição que estava. Tento mexer um braço ou uma perna e não consigo, faço ruídos com a minha voz que eu próprio consigo ouvir, estou de olhos abertos a ver a parede. Uma vez consegui levantar o tronco e olhar para os meus pés e ver a claridade que vinha da minha janela e automaticamente voltar à posição inicial contra a minha vontade mas sem sentir qualquer tipo de pressão empurrando o meu corpo. Durante estes "episódios" que me acontecem tenho consciência que estou a dormir mas ao mesmo tempo tenho consciência daquilo que acabei de relatar. E só consigo acordar movimentando-me muito na cama, coisa que também tenho consciência de fazer até acordar."

Comentários

  1. Nossa cara, no começo eu ficava totalmente imóvel durante as paralisias, mas de um tempo pra cá tenho me movimentado de uma forma que parece ser real, chego a mexer meus braços, pernas, me virar, me levantar mas quandoa acordo vejo que estava da mesma forma quando dormir, muito sinistro hehe

    ResponderEliminar
  2. Comigo é um pouco diferente, começa tipo um sonho e daí vejo um ser anormal e quando tento certificar bem começa a paralisia por uns 10segundos. Terror mesmo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana