Paralisia do sono em Moby Dick


A primeira publicação médico-científica a apresentar uma definição da paralisia do sono surgiu em 1876, pelo doutor Silas Weir Mitchell, mas 25 anos antes, em 1851, Herman Melville publicou o romance "Moby Dick"... onde se encontra uma referência a este distúrbio. Os sintomas são descritos com uma espetacular exatidão. Será que Melville sofria de paralisia do sono?...

O episódio é narrado por Ismael, a personagem principal do romance:

"... e lentamente ao acordar, mergulhado em sonhos pela metade, abri meus olhos e a luminosidade da ante-sala agora estava envolta por trevas exteriores. Instantaneamente senti um choque que transpassou toda minha estrutura. Nada havia para ser visto ou ouvido, porém uma mão sobrenatural parecia estar sobre a minha. Meu braço caído sobre a colcha, e a inominável, inimaginável e silenciosa forma ou fantasma a qual pertencia a mão, parecia sentada perto ao meu lado. Pareciam eras e eras que eu estava ali, congelado com os mais temíveis medos, sem atrever-me a arrastar minha mão, mas sempre pensando que se pudesse mexer um único dedo, a horrível magia seria quebrada".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana