Distúrbio da paralisia do sono

A paralisia do sono é um mecanismo neuro-fisiológico natural: ocorre com todas as pessoas, todas as vezes que dormem. O cérebro envia glicina que paralisa os músculos, no início do sono, de forma a evitar que o corpo atue fisicamente durante os sonhos; é um mecanismo de defesa natural, que ocorre também em outros mamíferos.

Em rigor, a condição médica é o distúrbio, ou erro, deste mecanismo natural. O distúrbio da paralisia do sono acontece quando a paralisia dos músculos não surge após o adormecer ou antes do acordar; nesses casos, a pessoa ainda está acordada ou já acordou, mas a paralisia do sono está ativada. A causa do distúrbio pode ser patológica, genética ou estar associada a stress, depressão ou traumas recentes.

A paralisia do sono, portanto, é normal. A anormalidade só existe quando esse mecanismo se ativa antes da pessoa adormecer por completo ou quando permanece ativado após a pessoa acordar.

Comentários

  1. Parabéns pelo blog Carlos! Estou te adicionando nos meus Links Recomendados em www.sonhoslucidos.com
    Aguardo uma visita do companheiro!
    Abraço e bons sonhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ao mesmo alucinar na paralisia é muito melhor que drogas reais porque nao te"come os miolos" e nem te deixa ai todo mal cheiroso e pobre com toda a gente a fugir de ti e depois vicia e podes matar alguém com as alucinaçoes e na paralisia nao matas ninguem porque tas parado

      Eliminar
  2. Tenho episódios diários, sendo raras as vezes que não ocorre, acontece ANTES de dormir, não consigo me mexer, falo e n sai som, vejo o local onde estou dormindo mesmo com os olhos fechados, respiração fica difícil, sinto presença de alguém atras de mim ou a cima, mas não consigo ver a pessoa, as vezes vejo algo como uma parte da pessoa, algo negro como uma sombra ou vulto, não tem hora pra acontecer, sempre antes de dormir ao menos que rufava algo que descobri diminuir os episódios... Durmo sem ser de barriga pra cima e com a televisão ligada com o volume bem alto, porém diminui a qualidade do sono pois acordo poucas horas depois por causa do volume alto... Raras vezes tb sinto alguém me tocar e escuto vozes, tenho paralisia do sono?

    ResponderEliminar
  3. É paralisia do sono, mas no seu caso parece ser patológica, dado que ocorre ao adormecer. Provavelmente você sofre de Narcolepsia, ou de qualquer outra patologia (existem centenas) que está a causar esses episódios. Consulte um especialista do sono para ele identificar a patologia que está a causar a paralisia do sono e lhe receitar medicação. Leia o seguinte post (e consulte também na Wikipédia): Narcolepsia

    As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sofro o mesmo. Tenho só uma dúvida Carlos. Quando isso ocorre que eu falo mas não sai a voz tenho a impressão de que não vou acordar mais, isso é possível?

      Eliminar
    2. Narcolepsia??? Por favor, procurem estudar sobre narcolepsia, Informam a paralisia do sono como um dos sintomas de narcolepsia. Todavia, nem todos os que tem narcolepsia apresentam paralisia do sono. Narcolepsia é inconfundível... Então não me parece que seja um caso de narcolepsia pelo simples fato de acontecer ao adormecer.
      Ficaria muito feliz até mesmo se postassem a fonte que mostre as evidências daquilo que está sendo explicado aqui.

      Eliminar
  4. Conforme falei no outro comentário, além de só estar conseguindo durmir com uma luz de vigilia acesa, e as vezes ainda ocorrem esses episódios (mais frequentes no inicio do sono) nao vejo ou escuto nada, porém fica uma sensação de eminencia de que isso vá acontecer (ver ou ouvir alguma coisa vindo de uma presença ruim). Acredito que por isso só tenho durmido com a luz, a cortina aberta (quando acordo no meio da noite, vejo se ainda esta escuro ou ja amanheceu e voltou a durmir - muito melhor quando ja amanheceu). Só durmo de lado, porém não consigo se for de costas para a porta do quarto. Além disso me lembro de quando acordo e não consigo me mexer nem falar e quando volto a conseguir invariavelmente dou um grito, estou de barriga para cima.

    ResponderEliminar
  5. Cara obrigado. Isso é horrível que bom descobrir o que realmente tenho, pois até então pensava ser um fantasma que me atormentava a noite, caramba, eu tenho os mesmos sintomas descritos pelo anônimo:
    (Tenho episódios diários, sendo raras as vezes que não ocorre, acontece ANTES de dormir, não consigo me mexer, falo e n sai som, vejo o local onde estou dormindo mesmo com os olhos fechados, respiração fica difícil, sinto presença de alguém atras de mim ou a cima, mas não consigo ver a pessoa, as vezes vejo algo como uma parte da pessoa, algo negro como uma sombra ou vulto, não tem hora pra acontecer, sempre antes de dormir ao menos que rufava algo que descobri diminuir os episódios... Durmo sem ser de barriga pra cima e com a televisão ligada com o volume bem alto, porém diminui a qualidade do sono pois acordo poucas horas depois por causa do volume alto... Raras vezes tb sinto alguém me tocar e escuto vozes)

    ResponderEliminar
  6. na maioria das noites, acordo exatamente as 3h00 e não consigo me mexer... fico acordada aguns minutos sem conseguir me mexer, tento pedir ajuda, gritar, mas da minha boca não sai som algum... consigo abrir os olhos depois de um tempinho, mas não consigo falar, nem agir, parece que meus olhos estão se feixando novamente contra minha vontad. Passo uns dez minutos nesse sufoco, quando consigo acordar, peço pro meu marido me dar um copo d'agua, sento um pouco na cama e ele conversa comigo uns 10 minutos, até eu deitar de novo... mas quando adormeço, logog volta a sensação terrível.. Odeio isso, será que tem um especialista para eu consultar? e-mail jady.naiara@bol.com.br
    vou adorar receber uma informação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nossa cara eu acordo este horario tmb e as vez escuto vozes no meu ouvido me chamando eu nem sei se e narcolepsia pq fala na bliblia que os demonio vagam na terra as 3:00 da manha

      Eliminar
  7. as vezes enquanto estou tentando dormi sinto uma PRESSÃO NO CORPO E BARRULHOS DE TURBINA NO OUVIDO BEM ALTO, como se algo tentasse entra em meu corpo, no momento dos episódios sempre tenho toda consciência da situação, tento mi mexer, falar, qualquer coisa... e quando consigo sair do transe meu coração sempre ta muito acelerado. o pior é que acontece seguidas vezes numa noite, saio do transe mi acalmo tento dormi novamente acontece tudo de novo e no minimo apavorante.
    Fico pensando se é paralisia do sono ou algo sobrenatural... mi ajuda
    preciso de informações meu email: cilene_ciih@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. man ontem dia 25/02/2017 tive 3 paralesia do sono achei estralho pq eu deitei fechei os olhos e ja foi começei sonhar em uma linha de trem minha mãe tava em cima dos trilhos e o trem passo por cima achei apavorante e tentei acorda mais não conseguia nem abrir os olhos tive que botar muito esforço e quando conseguir tava sem ar e tmb o coração acelerado ae me acalmei e voltei e tive outro sonho estralho que mostrava uma menina de mascara com uma faca na mão tentei acordar mais não conseguir era estralho sensação de morte

      Eliminar
  8. Gente então eu sou normal!!!
    Já me aconteceu várias vezes e nunca dei muita bola, até que ontem tive de novo e achei uma coisa muito estranha, quando eu tentava me mexer ficava tentando olhar a hora no celular mas não conseguia, até que eu me vi olhando a hora mas parecia que tinha voltado ao sono e acho que realmente eu não peguei o celular, quando acordei olhei o horário e era o mesmo que eu tinha visto dormindo. E agora, será que eu peguei o celular ou não?

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que encontrei esse blog, pois pensava que fosse fruto da minha imaginação (leia-se loucura). A paralisia é muito surreal, em todas as vezes que tive sempre sentia a presença de alguém, ouvia barulhos e era incapaz de abrir os olhos, me mexer ou até mesmo gritar. É uma sensação muito estranha, não ter controle sobre o corpo. Por sorte não tenho isso com tanta frequência. E o alivio maior é saber que isso é normal, e que não estou ficando louca. rsrs

    ResponderEliminar
  10. Esse negócio é horrível! Sofro com isso praticamente todos os dias, e não tinha ideia do que era. Essa semana eu tive uma experiencia péssima com isso, foi tão ruim que fiquei com medo de dormir de novo. Comentei ontem com um amigo meu, e ele disse:"Isso não pode ser normal" e foi pesquisar sobre o assunto e me enviou esse blog que me esclareceu bastante. PARABÉNS pelo blog, me ajudou muito mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. preciso de ajuda eu nao consigo abrir os olhos as vezes quando estou durmindo é uma sensação muito ruim ! faço força pra abrir os olhos mais nao consigo ! ai quando consigo acordo apavorado o que pode ser isso ???

      Eliminar
    2. gente isso é orrivel esta acontecendo comigo tambem as veses eu acordo e nao consigo abrir os olhos no comeco fiquei apavorada mas ja estou conseguindo mim controlar ,eu passei no oftalmo ele falou que estou com os olhos ressecados pode ser por isso ????

      Eliminar
  11. Tenho estes episódios a muitos anos creio que uns 30 anos bem comigo acontece depois que durmo no meio da noite acordo abro os olhos e não consigo me mexer nem gritar no começo isto me apavorava mas consegui uma técnica que ajuda a sair da paralisia ou voltar a dormir primeiro mantenho a calma e não tento me soltar e uso na minha mente alguma oração é instantâneo na hora volto a me mexer e saio do estado de paralisia mas fico muito ofegante e soado com o coração acelerado preciso me molhar no banheiro depois volto a dormir normalmente Eu pesquisei sobre isto em todas âmbitos religiosos,e científicos mas confesso que não consigo entender isto até hoje mas hoje sei controlar bem esta situação. Parabéns pelo Blogger esclarecedor e de grande ajuda!

    ResponderEliminar
  12. Olá, também tenho esses distúrbios da paralisia do sono.
    Há muito tempo que não me acontece isso, mas já me aconteceu uma vez quando estava quase no inicio do sono e outra vez aconteceu no fim do sono..(não me conseguia mexer, nem falar e fico totalmente apavorada). Também já me aconteceu saber que vou começar a ficar sem me mexer...mas consegui com que parasse e fico aliviada.
    Faz realmente sentido aquilo que você escreveu aqui no seu blog, mas tenho uma dúvida que espero que me consiga esclarecer.. É que, se é assim como você diz a paralisia do sono surge quando ainda não adormecemos por completo ou surge depois de acordarmos, então eu só posso ter alucinações...porque uma vez quando eu acordei do sono e não me conseguia mexer nem falar, eu visualizei uma pessoa em frente do meu armário, e quando a paralisia do sono terminou a pessoa já não estava lá. Só pode ter sido uma alucinação durante a paralisia não é?

    ResponderEliminar
  13. Ultima paralisia q tive realmente me assustou. estava dormindo de lado com o computador ao lado da cama. Acordo ouvindo barulho de turbina, paralisado, tento abrir os olhos quando vi um pequeno braco se materializando em frente a luz do pc, foi panico imediato, apaguei, quando acordei estava muito, muito assustado. Ja tive varias paralisias, mas nunca com uma visao assim antes, foi muito real, isso foi dps de umas 3-4 hras de sono, eu ja tenho consciencia de paralisia do sono ha un 6 meses, e ha uns 4-5 anos venho tendo.

    ResponderEliminar
  14. As vezes quando estou dormindo, ouço vozes, passos, não consigo abrir meu olho, meu corpo fica pesado, eu não consigo abrir minha boca, e nisto estou acordada. E minha mãe diz que isso nunca aconteceu com ela nem meu pai afirma ter acontecido com ele. Isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Stephanie,

      Pelos sintomas que descreves, é sem dúvida nenhuma paralisia do sono. Como podes ver pelos comentários no blogue, muita gente sofre disso. Estima-se até que 50% de toda a população mundial já sofreu ou irá sofrer um episódio de paralisia do sono.

      Consulta o teu médico ou um especialista do sono (só se os episódios forem muito frequentes) para ele te receitar algo para este distúrbio do sono.

      Cumprimentos

      Eliminar
  15. eu tenho isso direto já nem ligo mais, mas estou aqui por que a ultima que me aconteceu foi assustador, eu acho que por eu desprezar isso a coisa fico feia ou seja, senti um peso enorme nas costas e sei lá minha alma parece tentou lutar contra a coisa eu mordia com toda força o braço da coisa até sumir, mas não era meu corpo físico e sim outra coisa que eu controlava sei lá, acho isso estranho e a coisa sabe que dia e que hora do sono vai agir isso varia sendo cedo atarde ou anoite, sempre ao adormecer sempre.
    não aposto muito na ciências não, oque cada um sente sabe que é um horror procurei rezar pedir proteção de são miguel arcanjo.

    ResponderEliminar
  16. Acho que tenho isso também!! Começa com uma formigação nos pés e mãos e vou perdendo os movimentos, é no início, logo quando estou adormecendo. Sinto uma sensação estranha, não consigo nem abrir os olhos e fico ouvindo sons estranhos, vozes misturadas, nem consigo discernir se são masculinas ou femininas. Ás vezes no meio da noite acordo paralisada, sinto sempre essa formigação, até os bicos dos meus seios ficam formigando, sem zoação, é assustador!!! Pra conseguir me mexer, tenho que fazer um movimento rápido, tento mexer as mãos e aí vou voltando ao normal.. É como um pesadelo, é horrível a sensação! Será que é paralisação do sono ou alguma coisa mais grave?

    ResponderEliminar
  17. Tive essa noite um desse. Eu tive um já tem um tenpo e ra como se tive milhoes de almas passando por min e gritando,, e o dessa noite era diferente, eu comecei a durmir e tipo parecia que alguem veio do meu lado e começou a puxar o travesseiro e ai eu dei conta que num poderia ser alguem, e tipo tive a sensação de estar saindo do meu corpo e tipo era muito real,depois não consegui durmir, e quando vi no relogio era 3 horas da manha exatamente, e outra dessa vez aconteceu pq eu durmir na cama do meu irmão e tal, será que tem alguma coisa aver tipo alguem jogou alguma coisa nele ou na cama dele, que não conscegue deixar ele ir para frente?? e quando eu acordei eu estava revigorado por alguns minutos tipo como seu durmise 12 horas completa e depois que começou a ofegação o suor escorrendo e o cansaço vindo.. a formigação do lado esquerdo todo.. e eu durmo de barriga para baixo.. MUITO ESTRANHO VOU IR NO ESPIRITISMO VER UQ É DE VERDADE. POIS MEU IRMÃO QUANDO PEQUENO FOI E FALRAM QUE ELE TEM O DOM PARA SER MEDIUM. E TALZ MEU PAI TEM ALGUMAS COISAS BEM ESPIRITUAIS TNB.. Vim aqui apenas para conmpartilhar tnb

    ResponderEliminar
  18. Tenho isso todas as noite, ou até mesmo quando deito pela tarde, é muito ruim, todas as vezes acontece antes de pegar no sono, vejo onde estou porem não sinto nada apenas esculto uns ruídos como se tivesse querendo falar comigo, em uma dessas paralisia tive a sensação de escultar claramente a frase "pq se afastou de mim" fique em pânicoe sem entender nada, e essa paralisia parecia ser diferente das outras, demoro mais fechava os olhos e sentia uma presença do meu lado. é muito horrível isso, conto para algumas pessoas e familiares mais não acreditam.

    ResponderEliminar
  19. Tive isso 2 vezes na minha vida toda e o ultimo episódio ja aconteceu a anos.... Mas ontem meu irmão falou pela primeira vez que aconteceu com ele (so que ele lembra de mais detalhes como um peso nas contas além de nao conseguir se mexer) e comigo era sempre ao tentar acordar.... A primeira vez eu tinha 13 anos e dormia de barriga p cima no sofá e até tentei gritar mas nao consegui... Dai, (essa parte muita gente vai dizer que eh mentira mas eu nao ligo) eu moro no 6 andar de um prédio em Olinda -PE e na época havia um ninho de corujas no topo. Pois bem, coincidência ou nao com aquele filme que juntaram alienígenas com corujas e 3:33 da manha, uma dessas corujas resolveu pousar na janela da sala, do meu lado! Bem na hora que eu nao conseguia me mexer! Olha que maravilha! Foi quando bateu o susto (ainda bem que foi a 20 anos atras e nao existia esse filme ainda se nao eu teria infartado) e eu movi a perna, quase chutei a coitada da janela.
    Da ultima vez, nada de coruja, so o coração acelerado pq nao conseguia me mexer.
    Mas meu irmão falou desse tal peso nas costas... Depois, surpresa! A empregada Zefinha veio dizer como se livrou quando aconteceu com ela: pensando: sangue de Cristo tem poder!!! Kkkk ela acha que foi um espirito nas costas dela aquele tal peso. Como nao lembro de peso algum, nao digo nada. Mas, estou esperando encontrar meu outro irmão pq ja fiquei sabendo q ele tb passou por isso (todos aqui em casa) e prometo pesquisar o assunto ;-) sem desespero ou crazyness.

    ResponderEliminar
  20. Nuss Eu tenho isso não como todos os mesmo sintomas mas com os mesmo problemas...aconteceu até um episódio ''engraçado'' hoje engraçado pra uns pra mim foi tenso...eu saido de casa cedo para trabalhar e passo cerca de 1 hora e 20 minutos no ônibus e quase sempre durmo hoje eu foi terrivel porque eu dormir faltando uns 20 minutos pra chegar no trabalho e ''acordei'' sem conseguir me mexer fiquei desesperado ai depois de uns minutos consegui me mexer mas o ruim é que sempre me da um sono incontrolavel e parece q eu não vou conseguir ficar de olho aberto, e quando eu pisco praticamente eu volto pra mesma situação sem conseguir me mexer, dentro desses 20 minutos que faltavam isso aconteceu muuuuuiiiitas vezes cheguei cansado de com o corpo pesado, não foi a primeira vez mas foi a pior de todas, acho que meio que acostumei em casa é mas tranquilo as vezes até me rendo e durmo de novo mas na rua é horrível, parece que vai chegar alguém e te assaltar ou pior e vc não vai conseguir fazer nada! mas é bom saber q eu não sou maluco :/

    ResponderEliminar
  21. Eu já sinto diferente, uma vez um amigo meu tinha e ainda tem essa paralisia do sono, e ele me contou e eu achei que ele tava meio louco, mesmo porque ele tinha uns sonhos estranhos também, bom,enfim após ele me falar, eu tive pela primeira vez depois de alguns meses e a experiência foi terrível, hoje eu ainda tenho mas tento me controlar, o que sinto é o seguinte: Acordo e fico consciente mas meu corpo continua dormindo, não tenho controle de nada a não ser da minha respiração e pensamentos que controlo e tento respirar bem fundo e fazer algum tipo de barulho pra que alguém me acorde se tiver alguém comigo, não abro os olhos mas consigo ver pouco por baixo das pálpebras como se meus olhos não estivessem tão fechados como deveria e o que vejo é tudo real, nada de anormal, se estiver com a tv ligada e conseguir ver, consigo assistir e ouvir tudo em minha volta, afinal eu estou consciente, só meu corpo não acordou! Fico assim uns dois minutos ou três, depois acordo ou simplesmente volto a dormir. Sim é horrível sim, mas no meu caso não sinto peso ou entidades perto de mim, não sinto nada, só sinto um desespero em tentar acordar mas nada sobrenatural, e tenho controle sobre minha respiração, tenho isso uma vez no mês apenas...o engraçado é começar a ter depois de saber disso existir e o fato de não ver ou sentir nada sobrenatural, deve ser por eu ser ateu, e não consigo assimilar o fato com alguma causa em minha vida ou momento que estou passando, acontece e pronto! Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  22. Galera, há mais coisas entre céu e terra do que agente imagina! o mundo espiritual é real, se Deus abrisse nossa visão espiritual, talvez muitos aqui já estariam mortos pq provavelmente iriam enlouquecer! quando acontecer de vcs sentirem essa sensação de peso no corpo, alguém dormindo do seu lado, ouvindo vozes, barulhos, vendo seres demoníacos comece a clamar por Cristo que ele vai te ajudar, comece a dizer que sua vida pertence a Ele! não procurem espiritismo, mediunidade e etc, só vai piorar. Antes de dormir faça uma oração, leia um salmo, peça ao Senhor Deus que diga aos anjos deles acamparam ao seu redor, pois os anjos de Deus nos ajudam a pedido do grande EU SOU!
    Se arrependam e santifiquem-se, pois Jesus está voltando para buscar os que são dele, não deem atenção para essas histórias de disco voadores, pois nos últimos dias aqui na terra essas manifestações vão ficar mais intensas e lembrem-se que o Diabo se transforma até em anjo de luz para enganar a muitos, ele também faz fogo cair do céu para impressionar a muitas pessoas afim de leva-lás para morar com ele no inferno. Creiam e temem ao Senhor nosso Deus! YAOHUSHUA
    Denise.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana