A paralisia do sono não mata

Não sei de onde surgiu a ideia de que a paralisia do sono mata, mas, seja qual for a sua origem, parece-me uma grande irresponsabilidade! Já basta a angústia inerente a esta condição, para as pessoas que sofrem dela, e por isso ideias fantasistas não são bem-vindas. Já discuti este assunto com vários especialistas do sono, biólogos e académicos, e todos eles me garantiram que a paralisia do sono é inofensiva, que nunca poderia provocar a morte de alguêm.

A ideia de que a paralisia do sono mata surge, provavelmente, do medo irracional que caracterizam estes episódios, medo esse provocado pela intensa atividade das amígdalas cerebelosas - a parte do cérebro responsável pelas emoções primárias. Durante a paralisia do sono, o sistema nervoso autónomo regula a respiração e demais atividades biológicas primárias, nunca ocorrendo o risco de danos físicos, quanto mais de morte! Várias pessoas morrem durante o sono, mas daí a afirmar que o óbito é causado pela paralisia do sono é pura especulação, sem qualquer dado científico que suporte essa "teoria".

O folclore tende a associar o terror absoluto com a morte, mas o terror nunca antecede a morte em experiências oníricas - por mais assustador que seja um sonho ou uma alucinação, a morte está longe, muito longe, de ser causada por essas experiências. Nunca a paralisia do sono pode provocar a morte, por isso, se você sofrer deste distúrbio do sono - ou de qualquer outro -, não tenha medo. Fale com um especialista do sono sobre o assunto e não deia crédito a opiniões ou crenças de leigos na matéria.

Comentários

  1. gostei isso ae !
    eu tenho paralisia do sono e não me prejudica em nada, já acostumei, agora quando da a paralisia eu não fico nervoso,apenas penso no que poderia comer mais tarde haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu queria ser como vc! Mas a sensação de morte é muito grande. Me desespero! Já tentei ficar tranquila, mas eu fico doida pra acordar logo e poder me mexer!

      Eliminar
    2. Como vc faz pra n ter medo, pq tenho de 1 á 3 por mês paralisia do sono e quando tento relaxar a escuridão me puxa , ouço vozes gritando bem alto e meu cérebro fica tendo uns choques bem fortes u.u me ajude .. alguém

      facebook: Alex Silva Santtorinie

      Eliminar
    3. A minha paralisia do sono parou quando eu estava nessa escuridão que vc disse e "falei" o salmo 23 (q eu já tinha decorado). Que Deus te abençoe!

      Eliminar
    4. Olá galera me chamo Lucas Matos.
      Amei ler esse poster. Já estava ficando preocupado. Eu tenho paralisia do sono a um bom tempo já, a primeira vez foi super horrível porque eu conseguir abrir os olhos e ver mi há mãe passando. Tentava gritar e nada da voz sair. Acho que fiquei mas ou menos um minuto. Depois de muito tempo grito e nada de minha voz sair. Saui um grito bem alto chamando minha mãe. Ufa . Ela me ouviu e veio até me. Eu contei a ela e ela disse que era um sono -_- falei que não era e ela insistindo. Mas aí depois dessa primeira vez teve outras. Acho que mas ou menos na terceira vez eu já não ficava mas desesperado. Começava a orar e em questão de segundos passava. Agora já estou um pouco acostumado. Por incrível que pareça ontem aconteceu, mas foi rápido. Bom tem gente que fala que é porque eu durmo com a barriga para baixo, mas não é já tentei dormir de tudo que é jeito. E roda e vira a paralisia acontece. Mas espero que não seja pra sempre. Bom essa foi um pouco da minha experiência super desconfortável.
      Obrigado pelo texto

      Eliminar
  2. eu tenho isto...,uma vez estava dormindo e senti minha cama girar quase sempre isso acontece estava muito frio entao eu estava com muito cobertor aí derrepente cobri minha cabeça sem querer ai chegou essa paralisia quase morri fiquei quase duas semanas com dificuldade para respirar e me me mexer andar sabe doia tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as vezes eu tbm tenho isso,e uma experiencia desagradavel,eu fico me debatendo,lutando contra o sono,praacordar,e sinto falta de ar,penso que estou morrendo,..cheguei a pensar que estava acordada,tive a sensacao que eu tinha me levantado,e sentir que estava flutuando,.mas quando me dei conta que ainda nao tinha abrido os olhos,.gritava muito,tentava mexer com as minhas maos,.e nao conseguia,e quando nao tinha mais força pra acordar,eu me acalmava,e acirdava com um susto .depois nem dormia mais de tanto medo,pois ainda nao sabia o que era isso..agora que descobrir,me relaxei.pois estava pensando que eu tinha algum poblema..ate agora esse poblema nao tem acontecido.mas quando comesa ,e direto..

      Eliminar
  3. pode nao matar mais me fez ficar em coma durante 4 dias;foi assim isso aconteceu comigo em agosto de 2012 ,era de manha(6:20),acordei so que estava com sono ainda,então aproveitando isso fui induzir paralisia do sonho,imaginei todos os musculos e funcoes do meu corpo trancados com cadiados e uma unica chave,passou um tres minutos estava paralisado,ouvi umas risadas,vinha debaixo da minha cama,nao fiquei com medo,ja tinha me acostumado,depois de 5 a 7 minutos naquele estado resolvir acordar,tentei piscar ,nao estava funcinado,nem mexer os dedos do pe,me imaginei com a chave destrancando os musculos,isso sempre funcionava,mais nao estava,comecei a ficar tonto,uma moleza no corpo e um zumbido apavorante,me arrepiava por dentro,tentava fazer de tudo mais nao adiantava,nao sei quando,mais perdi a conciencia,acordei quadro dias depois no hospital sem saber o que tinha acontecido,minha mae falou que ja era 11:00 da manha ela foi me acordar e nao estava acordando,ela pensou que eu estava morto,chamou o samu,e me levaram para o hospital,ainda induzo paralisia do sono mais nunca mais usei o metodo do cadiado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diego666. Tens a certeza que o que te aconteceu está relaccionado com o facto de teres induzido a parelesia de sono ou por algum outro motivo? O que é que te diagnosticaram no hospital, catalepsia patológica?
      Alguém conhece algum autor, ou investigador que tenha lançado um livro sobre estes assuntos?
      Obrigado, cumprimentos!

      Eliminar
    2. Hoje eu Estava Dormindo Era De Tarde Tinha Acabado de Voltar Da Escola Foi Quando Acordei e Ouvir Uma Musica do Mc Daleste, ai eu Virei de Barriga Pra Baixo e Fui Dormir De Novo ... Foi Quando Algo Segurou Minha Mão e Tampou Meu Nariz e Minha Boca .. Não Consegui Reagir .... Apenas Abrir os Olhos e Vi o Cantor ... Consegui Tirar Uma Mão So Que Algo Dava Força Descendo Minha Mão Ai Ouvir Muita Gente Rindo Prenderam Minha Mão de Novo ... Não Tava Respirando ai Eu Pensei ... Morri .. So Que Eu Acordei... E Estava Vermelha e Sem Ar ... Tenho Medo de Dormir e Passa Tudo Isso de Novo :( ... Pra Quem Não Sabe Mc Daleste Morreu .................

      Eliminar
  4. Pq algumas pessoas induzem a paralisia do sono?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por curiosidade. Muita gente gosta de experimentar as alucinações que ocorrem durante os episódios de paralisia do sono.

      Eliminar
  5. O primeiro episodio de paralisia do sono aconteceu comigo á 4 anos atras, eu tinha uma vida muito acelerada, nao tinha hora para nada, e uma vez eu dormindo, acordei e vi de cima o meu corpo na cama sem conseguir me mexer e nem falar. Fiquei muito nervosa e comecei a rezar, achei que pudesse ser algo sobrenatural, logo depois eu acordei e nunca mais isso havia acontecido, isso ocorreu em 2011. E atualmente isso vem acontecendo frequentemente, ha mais ou menos 3 meses, pelo menos uma vez por semana, eu podia jurar que fosse algo sobrenatural, pois é uma sensação horrivel, mas realizando pesquisas sobre o fato consigo perceber que pode esta ocorrendo por varios motivos, o principal é o estresse no trabalho. Me sinto mais aliviada em saber que não corro perigo e nem estou louca. Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. A paralisia de sono na verdade é só um titulo, pois pessoas que tem estes transtornos sofrem de demônios ou de presentas malignas maldições ou ate mesmo palavras que as pessoas falam contra você como "tomara que ele não durma hj ou eu quero que o cão atente ele". eu já passei por isto tbm , na verdade eu jogava muito vídeo game jogava habbo passava o dia todo no pc, gritava com a mãe falava palavrões e e principalmente não ia a igreja, isso é uma questão espiritual que tem ave com maus hábitos isso pode mudar quando você frequenta a igreja evangélica eu as vezes passo por este transtorno mais é quando eu me afastado e deus, na igreja você pede perdão fica mais perto de deus e ele te protege com certeza pois sabe que você precisa, você não precisa deitar de lado ou mesmo tentar acordar eu vou te dizer o que funciona realmente pois deus não abandona ninguém que o clama comesse aceitando jesus mais se vc não acha que esta preparado ainda pois pensa em deixar a igreja vou te passar duas dicas;

    ANTES DE DORMIR.

    antes de dormir você leia o salmo 91 da bíblia sagrada pois lá esta a palavras e Deus e nela fala tudo que pode te atingir mais lá Deus te da a confiança voce percebera que as palavras que nela esta tem todo o poder e o Deus todo pdoeroso ira cumprir com suas palavras pois la dis " eu nao temo espanto noturno nem seta que voe de dia ou peste que ande na escuridão" leia eu tenho certeza que vc terá uma noite de sono perfeita pois é Deus quem vai te dar o sono e antes de dormir ore e peça perdão pelos seus pecados pois o que voce faz o dais todo pode influencia ha noite.

    NA HORA DA CRISE.

    na hora da crise caso você não tenha seguido a primeira dica ou tenha seguido e mesmo assim a crise aconteceu quando estive na suas crises diga em sua mente bem forte" o sangue de jesus cristo tem poder" isto fará com que o mal ira embora vc certamente ira acordar novamente e dormir depois, eu não sei se vc vai conseguir dormir pois quando eu tinha eu não conseguia dormir mais pois eu ficava imaginado besteiras segue isto que eu te falei vai funcionar e vc terá uma vida melhor há e antes que você termine de ler isto perceba que o seu cabelo se mexe sozinho isto é a presenta malignas ou seja você não esta só , lembre mude a suas ações e hábitos não seja viciado em games não fale mal das pessoas não minta não fale palavrões isto ajuda nas crises se isto é realmente uma crises, aceite a jesus e sua vida vai mudar completamente eu sou prova viva de que Deus tem poder . meu nome é ramon marques e deixo este comentário para você. estarei novamente aqui para ver respostas de pessoas se você seguiu comente aqui ta blz forte abraço Jesus te ama não esqueça a grandes de Deus pois ele é maior que o teu problema, sim e não assista a filmes de morte ou macabros não veja nada do mal pois este filmes de terror jogam setas ou seja eles jogam um mal que fica com vc ate que ele seja repreendido . meu email; ramon_marques16@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho paralisia raramente mais graças a deus nao vejo alucinaçoes nem nada mas eu tenho um truque que sempre funciona cmg
    E assim: quando eu tenho ela eu paro de me esforçar ai do nada eu mecho de uma vez ai eu volto ao normal.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Eu estava paralisado e senti saliva escorrendo em minha garganta logo após ,senti ela arder e fikei respirando apenas pelo nariz ai quando acordei senti minha garganta ardendo do mesmo jeito de quando estava no sono
    O pq disso ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque na maioria das vezes se mistura o irreal com o real vc provavelmente estava com medo ou ansiedade o que causou uma sensação ruim na garganta e como não conseguia acordar ficou muito desesperado. Espero ter ajudado

      Eliminar
  10. Tenho 15 anos e já aconteceu comigo diversas vezes só esse ano umas cinco vezes confesso que tenho muito medo mas já aprendi a controlar hoje mesmo estava assistindo televisão com a minha mãe quando peguei no sono acordei abri apenas um olho mas não consegui me mexer me acalmei fechei os olhos respirei novamente e minha mãe me acordou contei pra ela que havia acontecido mas ela não acreditou disse que não era primeira vez que havia acontecido pesquisei mostrei pra ela que era verdade eu já conhecia como pânico do sono e agora sei que não mata Uma vez acordei do pânico com câimbra na perna suando e gritando mas logo Me acalmei posso dizer que não tem nada a ver com religião nem com o espiritismo pois sou espírita e sei que pessoas boas estão rodeados por espíritos bons então não tenha medo apenas acalme se feche os olhos e respire lentamente vai conseguir acordar mais pode durar de 1 a 15 minutos.

    ResponderEliminar
  11. Tenho paralisoa do sono varias vezes por mes,costumo dormir 4h 5 da manha,e quando acontece sempre fecho os olhos,uma vez a paralisia durou acho que 7 minutos fiquei em panico pela demora,mas ja me acostumei.

    ResponderEliminar
  12. não tem como morrer de ataque cardiaco?

    ResponderEliminar
  13. Acredito que não, porque depois que você acorda e volta ao normal está respirando normalmente.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana