Atado ao Metal


Na cultura japonesa existe o conceito de atado ao metal para descrever a paralisia do sono. Este conceito descreve a imobilidade física que acontece durante um episódio deste distúrbio do sono. A vítima sente-se presa ou colada à cama, como se o seu corpo e a cama se tornassem um só. Este sintoma é o mais relatado pelas pessoas que sofrem de paralisia do sono, e é também o mais lógico. A imobilidade física é encarada como um peso no peito, como se alguém ou alguma coisa nos empurrasse contra a cama. Subitamente sentimos como se o nosso corpo pesasse toneladas. Mas esta é uma sensação normal, deve-se à imobilidade muscular.

Quando isto me acontece sei que a paralisia do sono está instalada. Nesses momentos consigo manter a calma, dada a enorme experiência que tenho com este distúrbio do sono. Sentir esse peso no peito e manter a calma é um importante passo para dominar o medo da paralisia do sono. Se a pessoa afetada souber ultrapassar esse medo, consegue ter um sonho lúcido. Basta evitar a tentativa inconsciente de se mover, manter a imobilidade e imaginar um cenário tridimensional. Passados uns segundos conseguimos ver-nos nesse ambiente tridimensional e esse é o acesso mais fácil para se ter um sonho lúcido.

Comentários

  1. Eu raramente me lembro dos meus sonhos ou dos meus pesadelos,acho que nunca tive um sonho lúcido na vida,contudo,costumo-me lembrar sempre de alguns pormenores mas isto só acontece de vez em quando!! Obrigada pelos teus esclarecimentos querido Carlos Costa!! mundomusicaldafilipa.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. E NORMAL A PESSOA SENTIR FALTA DE AR TBM DURANTE A CRISE DE PARALISIA DO SONO. POIS MINHA ESPOSA TEM MUITA TENDENCIA A TER ESSE TIPO DE PARALISIA E ALUCINACOES E DE CHEGAR NAO SABER ONDE ESTA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é normal a falta de ar. Durante a paralisia os músculos do sistema respiratório ficam quase totalmente paralisados, ficando uma respiração mínima que por ser bastante diminuída parece que a vítima vai sufocar. Mas não existe esse risco, o corpo sabe o que faz. A respiração, embora diminuída, continua a funcionar bem durante a paralisia do sono.

      Eliminar
  3. Eu não tenho certeza se tenho a paralisia do sono ou apneia, mas sei que meu corpo fica totalmente imovel, paro de respirar e minha boca não abre de jeito nenhum, fica imóvel totalmente. Eu mão respiro nem um pouquinho pelo nariz nas crises, nada e pela boca também não . Antes eu mexia os dedos dos pés e voltava da paralisia, agora não funciona mais... Eu odeio isso!

    ResponderEliminar
  4. Sempre tive paralisia do sono.
    Aconteceu poucas vezes comigo, mas acontece dez da minha infância.
    Agora a pouco. não faz nem uma hora tive uma experiência curiosa.
    Usei uma técnica que li em um blog sobre como sair do estado de paralisia do sono.
    Tentei mexer o dedo mindinho e consegui. em seguida mexi a mão e em seguida levantei o braço inteiro e para a minha surpresa meu braço estava invisível e uma força como se fosse um peso puxava esse meu braço invisível de volta ao meu braço de carne que se mantinha imóvel.
    Tentei mexer o resto do corpo e consegui desprender o meu braço direito e com um pouco mais de dificuldade consegui desprender as pernas mas não conseguia desprender meu tronco e a minha cabeça.
    a força que os puxava era maior. quando eu achava que estava saindo essa força peso me jogava de forma abrupta no meu corpo.
    Eu não acredito e nem desacredito em deus e nessas coisas espirituais por que nunca vi, ouvi ou senti nada, mas nessa semana já é a segunda paralisia do sono que sinto então até fiquei feliz pois achei que estava passando por um tipo de experiência espiritual e a existência do sobrenatural estava se provando pra mim. Porem numa das tentativas de me desprender recobrei meus movimentos assim como deveria ter acontecido dez do inicio da técnica.
    e fora do estado de paralisia notei que elementos do meu quarto na paralisia estavam diferentes de quando sai do estado de paralisia o que significa que meu celebro fez uma copia do meu quarto para utilizar nesse estado, mas não fez uma copia bem feita, então provavelmente não foi uma experiência espiritual e sim uma alucinação...
    Fazer o que!
    Talvez na próxima.

    ResponderEliminar
  5. Ola,tenho paralisia do sono desde criança,e outros problemas com sono ! Chego a ter 3 vezes na mesma noite ou de manha quando acordo ! Mas aprendi controlar muito bem e todo terror pode transformar em uma puta experiência xD. Quem tiver duvida ou quiser conhecer mais sobre o assunto ta aqui meu email : Sy_nestergates@hotmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana