Sono e vigília

O sono e a vigília seguem um ritmo circadiano no qual durante as 24 horas do dia o sistema nervoso passa por diferentes estados. No cérebro diferenciam-se três: o estado de vigília, o sono leve e o sono profundo.

Durante uma noite de sono, que normalmente corresponde a oito horas, os estados de sono leve e de sono profundo alternam-se de quatro a seis vezes. Durante o sono profundo, que ocupa 80% do sono total, o cérebro regista uma atividade baixa e a tonacidade muscular é mínima. No entanto, no sono leve, que ocupa 20% do sono total, a atividade cerebral é semelhante à de quando se está acordado, ou seja, em estado de vigília, embora a tonacidade muscular seja igualmente mínima. No final desta fase é quando se sonha: é a etapa de atividade onírica.

Comentários

  1. Olá!Com freqüência tenho paralisia do sono acompanhada de sonhos lúcidos. são 4 anos praticamente todas as semanas,,,Certa noite dormi no instituto do sono em SP a pedido de meu neurologista, e adivinha,,, aconteceu lá. Eu estava todo monitorado e tudo foi registrado. Eu tenho este exame comigo.. e tanto o Neurologista, quanto a equipe do instituto do sono em SP. não conseguiram definir os gráficos..e continua acontecendo .. os eventos acontecem na alta madrugada quando geralmente me levanto para ir ao banheiro e na volta ao sono mergulho em menos de um minuto ao sono REM. Os episódios que tenho para te narrar vão desde a encontros com minha falecida mãe e conversas com pessoas em lugares muito diferente do que vivemos, outras dimensões ou planetas...Posso estreitar com você o relacionamento e te ajudar alem de buscar ajuda..

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo

    Suspeito que esses episódios de paralisia do sono têm origem numa potencial narcolepsia. Já perguntou ao seu médico se os seus sintomas são condizentes com a narcolepsia?

    Se quiser, pode-me enviar os seus relatos desses episódios de paralisia do sono que publico aqui no blog. Pode encontrar o meu email em «Ver o meu perfil completo» na sidebar.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana