Alucinação

É conveniente não confundir alucinação com ilusão, dado que nesta o objeto sensorial está presente e é perceptível pelos outros, se bem que o doente o interprete de forma diferente. Existem diversos tipos de alucinação, incluindo-se entre elas as visuais, auditivas, táteis, etc. As auditivas mais correntes tomam a forma de vozes de caráter agradável ou desagradável.

As alucinações apresentam-se, geralmente, em alterações do tipo paranóide, esquizofrenia e nos estados de fome intensa; são também referenciadas com frequência em certas intoxicações por drogas, tal como acontece com a morfina, cocaína e o álcool. Apresentam-se, em geral, pela desvinculação de um grupo de ideias da personalidade normal; estas ideias, no seu curso e desenvolvimento, tornam-se independentes do controlo da personalidade. Quando o indivíduo se confronta com dois sistemas de ideias incompatíveis e contraditórias, surge o problema, evitando o indivíduo ou conflito através da dissociação de um do outro.

Muitas alucinações acontecem como o resultado de um estado fisiológico anormal, como aquele provocado pelo distúrbio da paralisia do sono. A existência de um problema patológico em qualquer ponto de um trajeto nervoso poderá repercutir-se sobre os seus órgãos sensoriais terminais e ser entendido como se fosse um estímulo normal.

Comentários

  1. Se essas alucinações são coisas do pensamento das pessoas,como você explica ver um pessoa que você jamais conheceu, e pior, se esta pessoa que você viu em seu sonho,estivesse morta! Como você explicaria isso ?

    ResponderEliminar
  2. As alucinações não são projetadas a partir do consciente, mas sim do inconsciente.

    A pessoa que "nunca conheceu" provavelmente já tinha sido vista, mas foi esquecida pelo cérebro consciente.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Relato de Mariana

Estado Vibracional

Relato de Dayana